quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Será que a Chupeta é Importante para o Bebê?

Uma das práticas mais consideradas como polêmica no período de desenvolvimento dos bebês é o uso da chupeta. Porém, os bebês com até três meses de idade percebem a sucção como uma necessidade fisiológica independente da fome. Alguns apresentam esta necessidade com mais ênfase, sentida fisicamente, em forma de uma insuportável tensão na boca. Nesse caso, oferecer qualquer outro meio de conforto não é eficaz.

"Ao entender isso como uma necessidade e não um capricho, os pais precisam satisfazê-la. Ao se acostumar a ter suas necessidades atendidas, ele cresce seguro e confiante e, na medida em que sua necessidade é satisfeita, tende a não mais precisar da chupeta e a deixá-la", afirma Christine Bruder, psicóloga e psicanalista do berçário Primetime Child Development.


Depois dos três meses de vida do bebê, a chupeta pode continuar a ser importante para a criança, mas com a função de objeto de apego, que acalma, conforta e traz equilíbrio. Portanto, deve ser tratada com o respeito e a consideração que tratamos os outros objetos com a mesma função, como alguns brinquedos especiais, paninhos, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário