sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atenção, Atenção – Redução de Estômago pode Prejudicar Gestação!

Bebês de mulheres que ficaram grávidas depois de terem feito redução de estômago nasceram com baixo peso e apresentaram problemas respiratórios ou pulmonares, infecções e até a necessidade de reanimação na sala de parto logo após o nascimento, apontou uma pesquisa realizada em Santos.

A pesquisa indica que a cirurgia bariátrica pode ter sido responsável pela maior vulnerabilidade nutricional das gestantes e que isso pode ter provocado reflexos nos fetos, afetando até a amamentação. De acordo com os dados, 74% das mulheres engravidaram após um ano da cirurgia e 28,5% em menos de um ano. Do total de entrevistadas, 68,6% amamentaram os filhos por um período inferior a seis meses, com 43% realizando o aleitamento materno por apenas dois meses.

O estudo foi feito pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Universidade Católica de Santos com 35 mulheres entre 24 anos e 39 anos, que ficaram grávidas depois de terem feito cirurgia bariátrica. Do total, 88,6% delas tiveram parto por cesárea, 50% nasceram com baixo peso e 14% tiveram problemas respiratórios ou pulmonares.

A pesquisadora e nutricionista da Divisão de Doenças Não Transmissíveis do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, África Isabel de la Cruz Perez, explicou que na cirurgia de redução de estômago, além de o paciente ter o tamanho do órgão diminuído, o que restringe a quantidade de alimento que pode ser ingerido diariamente, geralmente é feito um desvio de algumas partes do intestino, onde os nutrientes são absorvidos.

Leia o conteúdo completo em Terra Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário